segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Histórico da Banda Marcial Vacaria

A Banda Marcial Vacaria teve início no ano de 2003.
Alunos das Escolas Municipais e de algumas Escolas Estaduais de sede formam um efetivo de 48 jovens com idade entre 12 e 16 anos, organizada pela secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer.
Tem como regente o Mor Vagner Fonseca - conceituado por várias premiações recebidas a nível estadual e auxiliado pela professora Marialva Zermiani representante da Secretaria Municipal de Educação.
Tem por objetivos ensinar a música com cidadania, disciplina, trabalho e em grupo e inclusão social.
Os encontro para os ensaios acontecem semanalmente junto ao Ginásio de Esporte da Guarda Municipal.
A Banda Marcial Vacaria representa o município em eventos locais, regionais e estaduais, projetanto o nome do município em eventos locais, regionais e permitindo um intercâmbio de cultura, o que é muito importante para a formação e desenvolvimento dos alunos. A banda é um grupo social que exerce forte influencia na formação humana, onde desenvolve e aprimora no individuo as práticas de instrumentos musicais, marcha, garbo, alinhamento, lateralidade e aperfeiçoa a percepção auditiva.

Serra Kafer Clube

Representante Legal: Paulo Oliveira e Carlos Oliveira

Histórico: Fundado em 20 de abril de 2005. O Clube de fuscas SERRA KAFER CLUBE, entidade sem fins lucrativos, Começou num encontro de amigos no parque de rodeios. Conta com 10 sócios. O Serra Kafer Clube, promoveu 6 encontros de fuscas, 3 municipal e 3 estadual.
Nesses encontros foram arrecadados alimentos e roupas que foram entregues a entidades assistenciais de Vacaria, como o asilo Santa Isabel e outros.
O clube de Fuscas Serra Kasfer participou com a Assistência Social no recolhimento de agasalhos e donativos.
Este clube representa Vacaria nos encontros de fuscas de derivados no Estado do Rio Grande do Sul. Participou este ano, no mês de junho no Encontro Sul Brasileiro de fuscas em Passo Fundo, onde participaram clubes de fuscas brasileiros e estrangeiros.
O Clube Serra Kafer Saúda a todos os Vacarianos pelos 160 anos de nossa cidade.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Festa da "Saudade"

Visando a recordar o passado histórico de Vacaria, principalmente através de uma festa de caráter folclórico, em que revivessem totas as belas tradições do povo gaúcho, corpo docente do Grupo escolar "Padre Efrem"comemorou condignamente o dia 30 de agosto de 1947, significativa efeméride que marcava, então, o centenário de uma escola pública, talvez, a primeira inauguração no planalto nordestino, ou antes na Capela Nossa Senhora da Oliveira.
A festa centenária da primeira escola pública, do sexo masculino em Vacaria, istalada solenemente sob a regência do professor Luis Augusto Branco, em 30 de agosto de 1947, teve início pela manhã, com uma sessão comemorativa do notável acontecimento.
Reunidos os corpos docente e discente no pátio, ao redor do mastro em que foi hasteado o Pavilhão Nacional e cantado o Hino, a prof. Adelia Veppo, diretora interina em exercício , explicou a significação do ato, Ao terminar a sua alocução. impelida por inadiável dever de justiça ressaltou os méritos do Coronel José Luis Texeira, a alma mater do movimento inicial pró combate ao analfabetismo em Vacaria. Fez também elogiosas referencias aos continuadores da grande obra começada pelo prof. Luis Augusto, prestando-lhes, assim, justa homenagem, Cantado o Hino Rio Grandense, encerrou-se a sessão, após o que foi aberta a exposição de trabalhos manuais.
A seguir, todos os presentes foram assistir a Missa de requiem que, na Catedral de Nossa Senhora da Oliveira, se rezava em sufrágio das almas dos professores extintos a cuja memória se prestava merecido preito de veneração e saudade.
Aguaceiro iminente impediu a vista dos colegiais aos lugares históricos, isto é, ao local onde apareceu a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, origem da cidade atual, a chácara do Cel. Zé Luis, onde funcionou a escola em apreço, e a praça da Bandeira antigo cemitério, onde foram sepultados alguns professores.
A noite, no amplo salão do Cassino das Exposições Agro-pecuárias, que apresentava original e adequada decoração aquela festa tradicional em prosseguimento, houve atraente hora de arte levada a efeito por alunos do "grupo" convenientemente vestidos a gaúcha.
As noites salientes da inesquecível noitada foram as demonstrações artísticas de cunho tradicional e histórico entusiasmaticamente aplaudidas pelos participantes da encantadora reunião terminadas por danças cadenciadas por um conjunto de gaiteiros.
A renda da festa que reverteu em beneficio da Caixa Escolar, atingiu a apreciável importância de Cr$ 7.500,00, muito cooperando para isso o trabalho coletivo do esforçado corpo docente do estabelecimento, sendo que a "festa de arte" esteve a corgo da professora Branca Paim Adami e Selma Cunha, auxiliadas por dona Clotilde Alves.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Cânion

Clewer Jaacoby Chuler

No plananalto de campos verdes, Aparados da Serra do Mar, sul do Brasil, nos tempos da formação geológica, abriu-se uma fenda de lava Vulcânica que afastou um enorme bloco montanhoso e criou um longo e profundo fosso, hoje denominado Itaimbezinho. Pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha.
Quem anda nas proximidades não percebe, pois a vista engana, tem aparência apenas de campo e subitamente abre-se maravilhoso o cânion. Pedras de basalto recordadas a pique, extensão de quase seis quilômetros, faz um paredão com altura de setecentos metros, com o correspondente contorno no outro lado e um pequeno rio correndo embaixo. Quedas d'água descem do cimo,mostrando toda a exuberância que é própria das cachoeiras. no inverno, quando há neve, a naureza modifica-o e, como por um toque mágico, a paisagem fica mais bela, o verde torna-se branco e o cânion escuro rasga aquele imenso lençol branco. Neste local, de natureza prodigiosa, a colonização foi pequena, visto estar distante de pontos de comércio. As pessoas que ali se instalaram, trouxeram consigo as bagagens da alma humana.

Gente da Nossa Terra

Música - Na música destaque para o cantor finalista do Fama da Globo, Cassiano Paim, maestro Antônio Carlos Cunha e no passado a soprano Eni Ferreira e o cantor José Mendes.

Cultura - Raymundo Faro (Academia Brasilera de Letras), Protásio Lemos da Luz(Prêmio Jabuti), Manoel Duarte(No Planalto), Firmo Carneiro(Revista dos Rodeios), João Telmo de Oliveira(Correio Vacariense), Laurita Baldi(Um olhar na madrugada), Jocir Prandi(Contos), Dalva Holmer Soldateli(Pra começo de coonversa) e Márcia Tiburi, professora de filosofia e escritora(Filosofia em comum).

VACARIA é proficua formadora de operadores do Direito, entre os quais Teodoro Stédile Ribeiro, presidente da OAB onde estão inscritos 410 advogados, 350 na ativa e 60 licenciadosa. Concorreu ao cargo de vice-prefeito nas últimas eleições. Alguns advogados Ademar Pinotti, Afonso Viapiana, Airton Sganzerla, Audi Antunes, Antonio Adalmir Alves, Clovis Garbin, Clóvis Rodrigues, Danilo Coelho, Doriber Guazelli, Edvaldo Alves Borges, Ermano Varaschin, Geraldo Messa, Irineu Santos Lemos da Luz, João Telmo de Oliveira, Jonas Jacob dos Santos, Julio Cesar Paim, Leonildo Tiepo, Lino Antônio Jacques, Luiz Carlos Silveira, Marcos Terra Camargo, Olavo Caieron, Pedro Moreira, Paulo Tadeu Chedid, Roberto Martins, Rossano Pires, Vânios Nervo, Wenceslau Ferreira Filho, Wilson Roveda entre outros, na galeria da OAB.