segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Festa da "Saudade"

Visando a recordar o passado histórico de Vacaria, principalmente através de uma festa de caráter folclórico, em que revivessem totas as belas tradições do povo gaúcho, corpo docente do Grupo escolar "Padre Efrem"comemorou condignamente o dia 30 de agosto de 1947, significativa efeméride que marcava, então, o centenário de uma escola pública, talvez, a primeira inauguração no planalto nordestino, ou antes na Capela Nossa Senhora da Oliveira.
A festa centenária da primeira escola pública, do sexo masculino em Vacaria, istalada solenemente sob a regência do professor Luis Augusto Branco, em 30 de agosto de 1947, teve início pela manhã, com uma sessão comemorativa do notável acontecimento.
Reunidos os corpos docente e discente no pátio, ao redor do mastro em que foi hasteado o Pavilhão Nacional e cantado o Hino, a prof. Adelia Veppo, diretora interina em exercício , explicou a significação do ato, Ao terminar a sua alocução. impelida por inadiável dever de justiça ressaltou os méritos do Coronel José Luis Texeira, a alma mater do movimento inicial pró combate ao analfabetismo em Vacaria. Fez também elogiosas referencias aos continuadores da grande obra começada pelo prof. Luis Augusto, prestando-lhes, assim, justa homenagem, Cantado o Hino Rio Grandense, encerrou-se a sessão, após o que foi aberta a exposição de trabalhos manuais.
A seguir, todos os presentes foram assistir a Missa de requiem que, na Catedral de Nossa Senhora da Oliveira, se rezava em sufrágio das almas dos professores extintos a cuja memória se prestava merecido preito de veneração e saudade.
Aguaceiro iminente impediu a vista dos colegiais aos lugares históricos, isto é, ao local onde apareceu a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, origem da cidade atual, a chácara do Cel. Zé Luis, onde funcionou a escola em apreço, e a praça da Bandeira antigo cemitério, onde foram sepultados alguns professores.
A noite, no amplo salão do Cassino das Exposições Agro-pecuárias, que apresentava original e adequada decoração aquela festa tradicional em prosseguimento, houve atraente hora de arte levada a efeito por alunos do "grupo" convenientemente vestidos a gaúcha.
As noites salientes da inesquecível noitada foram as demonstrações artísticas de cunho tradicional e histórico entusiasmaticamente aplaudidas pelos participantes da encantadora reunião terminadas por danças cadenciadas por um conjunto de gaiteiros.
A renda da festa que reverteu em beneficio da Caixa Escolar, atingiu a apreciável importância de Cr$ 7.500,00, muito cooperando para isso o trabalho coletivo do esforçado corpo docente do estabelecimento, sendo que a "festa de arte" esteve a corgo da professora Branca Paim Adami e Selma Cunha, auxiliadas por dona Clotilde Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário